Segundo o Núcleo Gestor da Escola, o índice de alunos não-letrados teve uma significativa queda em relação ao ano passado. Diante do total de 187 alunos matriculados em 2009, a escola havia diagnosticado, ante os níveis de alfabetização, um número aproximado a 48%, o que em números reais configura-se em 78 alunos com deficiência em leitura e escrita. Os números são promissores quando observamos que em 2010, dos 171 alunos matriculados, apenas 31 ainda estão com dificuldades de aprendizagem, o que representa aproximadamente 18%.
O resultado se deve a um conjunto de fatores que foram implementados pelas instâncias Federal (PDE), Estadual (PAIC) e Municipal (PTA - Projeto Tempo de Alfabetizar) para a recuperação dos índices educacionais da Escola, haja visto encontrar-se deficitário seu IDEB - Indice de Desenvolvimento da Educação Básica - avaliação externa medida pela Prova Brasil e pelas taxas de aprovação. Em se tratando da E. E. I. E. F. Santa Maria Gorete - Cangati, a nota é 2,5 (Anos Inicias) e 2,7 (Anos Finais) do Ensino Fundamental, valores que estão abaixo da média estadual 3,5 (Anos Iniciais) e 3,4 (Anos Finais) e da média nacional 4,0 (Anos iniciais) e 3,4 (Anos Finais).
Vale ressaltar o empenho e esforços dispensados pela Administração Nossa Terra Nossa Vida, na pessoa do Senhor Prefeito Valterno Nogueira, através da Secretaria da Educação, sob as orientações da Profª. Alboina Pinheiro, em implementar ações de incentivo e aprimoramento das práticas pedagógicas que foram aplicadas em 2009, com o objetivo de reverter as taxas negativas que influenciavam no desenvolvimento da nossa Educação.
Parabéns a todos que direta e indiretamente contribuiram para o alcance de mais essa vitória na qualidade do ensino de nosso município.
Fonte: Escola Santa Maria Gorete e Secretaria da Educação Colaboração: Núcleo Gestor e Kênis Pinheiro